Projeto de saneamento básico vai tratar 100% da água e esgoto na orla e aldeias de Aracruz

Projeto de saneamento básico vai tratar 100% da água e esgoto na orla e aldeias de Aracruz

Nesta quinta-feira (31) foi aprovado na Câmara Municipal o projeto de lei, de iniciativa do Poder Executivo, que possibilita a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) de realizar o serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário em toda orla e aldeias indígenas de Aracruz. O projeto foi aprovado em 2º turno, com 16 votos favoráveis.

A partir da homologação do contrato, a Cesan terá seis anos para fornecer 100% de água e esgoto tratados. Todas as comunidades da orla aracruzense serão contempladas, além das 12 aldeias Tupinikim e Guarani.

“Com a implantação desse projeto temos a expectativa de melhorar a balneabilidade em toda região da orla, além de redução com gastos em saúde pública, já que todo esgoto que corre a céu aberto, que está indo para praias e rios, será lançado numa estação de esgoto apropriada”, explica o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri.

De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Aracruz (SAAE), será implantado um grande sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário, integrando vários bairros. A próxima fase será a construção de um contrato-programa, que vai delinear como a Cesan executará as obras, estabelecendo diretrizes, cronogramas e responsabilidades.

“Uma fase importante foi vencida, que foi a aprovação desse projeto de lei. A Cesan já encaminhou ao prefeito a minuta do contrato, e agora vamos incorporar algumas cláusulas que, na visão do município, se tornam necessárias”, esclarece o diretor do SAAE, Elias Marochio.

TEXTO: Luã Quintão
E-MAIL: lrangel@aracruz.es.gov.br

FONTE: http://www.pma.es.gov.br/noticia/87926/