Prefeito Jones Cavaglieri realiza prestação de contas de seu mandato

Prefeito Jones Cavaglieri realiza prestação de contas de seu mandato

O prefeito Jones Cavaglieri, na companhia de seu secretariado, esteve no salão do Conselho Popular de Aracruz (Conspar) na noite desta terça-feira (29) para realizar uma prestação de contas às lideranças comunitárias referente aos quase três anos de seu governo. A Presidente do Conspar Lúcia deu as boas vindas aos presentes e agradeceu a presença do poder executivo. “Queria agradecer a presença de todos e do prefeito que nos fará esta prestação de contas. Também queria agradecer à secretaria de saúde por mais uma força tarefa, desta vez voltada ao servidor”, lembrou.

Em seguida o prefeito Jones apresentou em um telão as principais realizações de seu governo, “Apesar de nossas dificuldades estamos fazendo o dever de casa. Quando assumimos encontramos sete obras paralisadas e terminamos todas, como as EMEF´s Zenília Varzem Ribeiro, em Barra do Riacho e Prof Maria Inês Della Valentina, em Jacupemba, o CMEI Bela Vista, a quadra da EMEF Álvaro Souza em Vila do Riacho, a avenida Guaxindiba, a Praça Sauaçu do Cohab IV e a pavimentação do bairro Nova Colatina em Jacupemba”, lembrou.

Na sequência o chefe do executivo lembrou das conquistas para a saúde do município. “Lembro que havia mais de 14 mil pessoas em filas de espera aqui em Aracruz, com pessoas esperando por um exame há quatro anos, porém, com a realização de nossas forças tarefas, praticamente zeramos essas filas. Também criamos a primeira UPA 24h do município, montado em um prazo recorde e com mais de 70 mil atendimentos desde sua inauguração, separando a urgência e emergência da atenção básica. Ampliamos e reformamos as unidades de saúde, além de inaugurar uma nova na praia do Sauê. Hoje também já temos nossa frota própria de ambulância e, em breve, estaremos integrados ao Samu”, reforçou.

Ainda de acordo com o prefeito, em breve será inaugurado em Aracruz, o 1º Centro de Hemodiálise Municipal do Brasil. “Isso nos vai permitir acabar com o sofrimento dos nossos pacientes que precisam se locomover até outras cidades como Vitória e Colatina para a realização do tratamento. Anexo a esse Centro de Hemodiálise, também já inauguramos a Farmácia Cidadã, um projeto que surgiu em uma conversa com o Governo do Estado, e hoje está em funcionamento”, disse.

Com relação à educação, Aracruz, que antes ocupava o 11º lugar no IDEB, agora está em 6º lugar. “Temos esperança que avançaremos mais ainda neste ano, e estamos em 1º lugar no Espírito Santo entres as cidades com mais de 100 mil habitantes. Ainda fomos vencedores do prêmio da Parceria pela Valorização da Educação (PVE 2018) e como prêmio, ganhamos uma viagem para conhecer o sistema de educação da Finlândia, considerado um dos mais avançados do mundo”, comentou.

Jones também mostrou as trocas das lâmpadas de vapor metálico por LED, e os feitos do cerco eletrônico que tem ajudado na recuperação de veículos roubados e na resolução de crimes, assim como a possibilidade de expandir esse sistema para as cidades vizinhas como Fundão, Ibiraçu e João Neiva. “Nosso intuito é trabalhar regionalmente, mesmo porque que o comando das polícias estão aqui e assim, ajudaremos essas cidades com mais segurança”, pontuou.

Após o prefeito fazer sua apresentação, a secretária de saúde, Clenir Avanza, falou aos presentes sobre o desejo do governo em realizar uma oficina de revisão estatutária para aprovação dos conselhos para poder fazer suas documentações, como a retirada de CNPJ, certidão legal, além de adequar a lei 13019, que estabelece o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação. “Temos que entender o que essa lei nos fala e o que mudou, assim como aprender sobre noções de economia e compras, o que é público e privado, ou seja, como nós da comunidade podemos intervir em algum espaço público, por exemplo”, explicou.

Após as falas das autoridades as lideranças comunitárias puderam fazer suas perguntas, expor os problemas de seus bairros e solicitar serviços de melhoria. Essa prestação de contas foi uma demonstração do que já foi feito com os recursos públicos desde o início da atual gestão, e como eles estão sendo empregados à comunidade e órgãos competentes e se os objetivos estão sendo alcançados.

TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: rfaria@aracruz.es.gov.br

FONTE: http://www.pma.es.gov.br/noticia/87914/