Agora é oficial! Aracruz se torna o 11º município do Espírito Santo a contar com a Farmácia Cidadã Estadual

Agora é oficial! Aracruz se torna o 11º município do Espírito Santo a contar com a Farmácia Cidadã Estadual

O prefeito Jones Cavaglieri e a secretária de Saúde Clenir Avanza receberam o Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e sua vice Jaqueline Moraes, na manhã desta quinta-feira (16), em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Guaxindiba, na cerimônia que oficializou a entrega da Farmácia Cidadã Estadual de Aracruz.

Desta forma, Aracruz se tornou a 11ª cidade, dentre as 78 do estado, a contar com esse programa. Na ocasião, ainda foram assinadas a ordem de serviço para pavimentação da Av. Primo Bitti, em Itaparica, distrito de Santa Cruz, e o convênio para execução das obras de drenagem, esgotamento sanitário e pavimentação em ruas do distrito de Jacupemba. O evento contou ainda com as presenças dos prefeitos de Fundão, Joilson Rocha Nunes, de Ibiraçu, Eduardo Marozzi Zanotti, de João Neiva, Dr. Otávio Abreu Xavier, de São Roque do Canaã, Rubens Casotti, do Presidente da Assembleia Legislativa, o Deputado Estadual Ercik Musso, além de vereadores e secretários estaduais.

No início da cerimônia todos acompanharam o Show das Poderosas que trabalham na prevenção ao câncer de mama, além da exibição de um vídeo institucional da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Na sequência as autoridades subiram ao palco e, um a um, assinaram os documentos que oficializaram a entrega da Farmácia Cidadã, da ordem de serviço para pavimentação da Av. Primo Bitti, e do convênio para execução das obras de drenagem, esgotamento sanitário e pavimentação em ruas de Jacupemba.

Durante as falas das autoridades, e como forma de reconhecimento pelos esforços que a Secretária Clenir Avanza empenhou para conseguir trazer a Farmácia Cidadã ao município, o Secretário de Estado da Saúde (SESA), Nésio Fernandes, a chamou ao palco e lhe passou a palavra. “Obrigada pela presença de vocês e de toda nossa Rede de Saúde. Tenho que dizer que nós temos que mudar e romper com as velhas práticas para conseguir os resultados, e isso tem acontecido com o médico e Secretário Dr. Nésio, e o nosso prefeito Jones, que entendem que a porta de entrada para uma saúde de qualidade são as Unidades Básicas de Saúde. Da mesma forma digo que investir em saneamento básico faz parte do conjunto da saúde, e vocês assinaram esse convênio. Temos que intervir nas velhas práticas e quebrar ovos para conseguirmos o respeito pelos recursos públicos. Muito obrigada”, agradeceu.

Em seguida Nésio Fernandes lembrou do empenho dos governos municipal e estadual. “Quando o povo consegue escolher bem seus gestores, como o prefeito Jones Cavaglieri e nosso Governador Renato Casagrande, os resultados aparecem e isso é excepcional. Quem não faz, quem não entrega e não decide nada, não é lembrado. Por isso vejo que nós estamos tomando decisões importantes e estruturantes, mudando o rumo de nossa saúde. Precisamos alcançar a demanda e as necessidades que estão atrasadas, as grandes filas de um modelo obsoleto. Por isso contamos com uma equipe excepcional. Todos estão de parabéns e vamos vencer” destacou Nésio.

O prefeito Jones Cavaglieri fez questão de frisar que Aracruz está passando por um momento histórico no que diz respeito ao investimento em saúde. “Somos muito gratos por toda equipe da SESA que tem investido muito em nosso município. A construção de tudo pela qual estamos passando é feita com parceria e colaboração dos poderes. Temos mudado nossa história, o que não é uma coisa fácil, pois politicamente temos que ter coragem, e hoje os resultados estão aí, com os frutos sendo recolhidos pela nossa comunidade. Com decisões ousadas, e debaixo de críticas, conseguimos as mudanças, como nossa UPA 24h, com mais de 80 mil atendimentos desde que foi inaugurada, assim como nosso Centro de Hemodiálise, o mais moderno do estado e o único gerido por um município em todo Brasil e, hoje, a Farmácia Cidadã. Por isso me sinto muito realizado, e mais está por vir. Parabéns a todos”, comemorou.

Aracruz: polo de Desenvolvimento no Espírito Santo
Finalizando as falas das autoridades, o Governador Renato Casagrande também reforçou a importância das parcerias e do trabalho conjunto entre os poderes para alcançar os resultados e reconheceu que Aracruz é um polo no desenvolvimento do estado. “É uma alegria estar aqui em Aracruz. Queria agradecer todos os profissionais da saúde e entidades aqui presentes. Nós não construímos nada sozinhos. Para termos sucesso e resultados é preciso que tenhamos, como aqui em Aracruz, parcerias. Para nós é importante ter um alinhamento administrativo e responsabilidade institucional com a população que nós representamos. A base da saúde sempre foi procurar os hospitais em função das Unidades não funcionarem como deveriam ser em todo país, o que sempre causou uma grande confusão. Temos que inverter essa pirâmide e priorizar a atenção na saúde básica. Hoje estamos aqui repassando recursos para Aracruz. Antes, os moradores viajavam para Cariacica atrás dos medicamentos de alto custo, e hoje eles não mais precisam disso. É de se reconhecer que Aracruz é uma cidade polo em função de sua logística e investimentos. Ela é a locomotiva do desenvolvimento no estado e deve pensar em sua região, ajudando a todos” enfatizou.

Após a cerimônia, o Governador e sua equipe foram conhecer de perto as estruturas da Farmácia Cidadã, do Centro de Hemodiálise, da UPA 24h e da Central Integrada de Segurança Pública (CISP) de Aracruz. “Muito excelente tudo que presenciei aqui. Parabéns a Aracruz pelas suas conquistas”, finalizou Renato Casagrande.

CLIQUE AQUI e confira a galeria de imagens

TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: rfaria@aracruz.es.gov.br

FONTE: http://www.pma.es.gov.br/noticia/87867/