Terceiro dia de atividades da Semana do Idoso em Aracruz trouxe palestra sobre o combate à violência

Terceiro dia de atividades da Semana do Idoso em Aracruz trouxe palestra sobre o combate à violência

O Centro de Convivência do Idoso (CCI) recebeu na manhã desta quinta-feira (03/10) seu terceiro dia de atividades da Semana do Idoso. Na ocasião a 3ª idade pôde acompanhar uma palestra sobre o combate à violência proferida pela Presidente do Conselho do Idoso de Aracruz, Mariana Motta Tessarolo.

Com olhares atentos cada um ouvia com curiosidade o que era dito pela palestrante. “Vocês se lembram da última conferência do idoso? Foram colocadas todas as dificuldades enfrentadas por vocês, assim como o que deveria ser feito para as melhorias. Pedimos várias coisas, como as calçadas cidadãs, que já foram colocadas ao redor de vários prédios públicos”, lembra.

Um outro tópico abordado foi a questão das placas de identificação do idoso, o que gerou um questionamento sobre a figura usada. “Em tempos atrás, a ilustração dessa placa era um desenho de uma pessoa com bengala e com as mão nas costas. Por quê isso, se não são todos os idosos que usam bengala e sentem dores nas costas. Esta foi uma das melhorias que conseguimos”, ressaltou Mariana.

A questão da falta de vagas de estacionamentos e de assentos nos transportes públicos também foi levantada durante a conversa. “Nós do Conselho brigamos por esses direitos de vocês. E essa palestra de hoje vamos falar das várias formas de violência que vocês sofrem no dia a dia, e que muita gente não fica sabendo”.

De acordo com Mariana, a violência é qualquer ato conta uma pessoa, quando ela não o quer, como xingar, bater, ou até mesmo beijar, ou seja, são várias as formas em que ela se manifesta. Os idosos aproveitaram a oportunidade para contar casos pessoais e de amigos próximos que sofrem ou sofreram com a violência. Eles também aproveitaram a oportunidade para tirarem dúvidas sobre seus direitos.

Para fechar a programação da Semana do Idoso, nesta sexta-feira (04) eles irão às ruas para chamarem atenção dos moradores. Já na parte da tarde, às 13h, o tradicional forró da terceira idade finaliza com chave de ouro essa intensa programação oferecida pela prefeitura de Aracruz.

TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: rfaria@aracruz.es.gov.br

FONTE: http://www.aracruz.es.gov.br/noticia/87799/