Gabinete Municipal de Gestão Integrada (GGIM) discute questões relacionadas à segurança pública e trânsito

Gabinete Municipal de Gestão Integrada (GGIM) discute questões relacionadas à segurança pública e trânsito

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (18/09), na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito, mais um encontro com os membros do Gabinete Municipal de Gestão Integrada (GGIM). O evento contou com as presenças do prefeito Jones Cavaglieri, do Secretário de Administração e Recursos Humanos (Semad) – Luciano Forrechi, da Secretária Executiva – GGIM Mariza Giacomin Lozer, do Presidente da Câmara – vereador Paulo Flávio Machado, além dos representantes da: SESP – Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social – Paulo Henrique S. Moraes, CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas – Aderjânio Pedroni, 2ª Cia Bombeiros – Saulo Cabral Vinend, TJ/ES – Dr. Felipe Leitão Gomes, PM/ES – Ten Cel Anderson Loureiro Barboza, Edsandro Vieira Crema, CDPA – Centro de Detenção Provisória – Dantas Campostrini Vieira e CONSPAR – Conselho Popular de Aracruz – Antonio Celso Wandelkookem.

O Prefeito Jones Cavaglieri abriu a reunião dando as boas vindas ao Tenente Coronel Cláudio que assumiu o comando do 5º Batalhão de Polícia Militar e falou de diversos temas, entre eles as ações que têm sido implementadas em sua administração, questões sobre o estacionamento rotativo, que está em sua fase final para encaminhamento à comissão de licitação, a municipalização de trânsito, além da Guarda Municipal. “Com relação a Guarda Municipal, será necessário a remessa de projeto de lei ao legislativo para sua instituição. Ele também será avaliado sobre a questão financeira para que o município possa arcar com esta nova despesa”, comenta.

Na sequência o grupo discutiu assuntos relacionados ao SUSP – Sistema Único de Segurança Pública, ao Cerco Eletrônico, que está passando por manutenção em vários equipamentos e necessita de melhorias para a alimentação de seu banco de dados. Também foi solicitado a intensificação das campanhas no que se refere ao uso da faixa de pedestres, locais estes onde são registrados vários acidentes.

“Estas campanhas têm sido implementadas pela Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans) em parceria com o Detran/ES. A decisão do GGIM é que estas campanhas aconteçam de forma permanente, e não somente seguindo o calendário de campanhas do Governo Estadual”, comenta a Secretária Executiva – GGIM Mariza Giacomin Lozer.

Um outro problema levantado foi a questão dos veículos que transitam com som automotivo em alto volume, além das motos com canos de descargas muito barulhentos. Para tal foi pedido que seja feita alguma ação em conjunto com o Governo Estadual. Da mesma forma foi deliberado que seja encaminhado ofício ao DETRAN/ES, SESP e ao Governador do Estado solicitando disponibilização de área para depósito de veículos apreendidos e a disponibilização de guinchos para rebocar os veículos irregulares.

Ainda foi levantado as preocupações sobre as carretas que transportam lixo para o município, os acidentes recentes que as envolveram e o aterro de lixo existente no município com a possível contaminação do meio ambiente. Foi frisado que o licenciamento ambiental do aterro sanitário ficou a cargo do IEMA – Instituto Estadual de Meio Ambiente e deliberado que para a próxima reunião do GGIM seja convidado a Secretaria Municipal de Meio Ambiente a fim de se trazer para o grupo informações atualizadas sobre as condicionantes ambientais do aterro sanitário.

Antes mesmo de finalizar a reunião, o Tenente Coronel Loureiro agradeceu a todos os integrantes do GGIM pelo tempo que esteve participando do grupo, destacando que foi um grande aprendizado para sua vida e que o Tenente Coronel Cláudio, que assumirá o comando do 5º BPM nesta quinta-feira (19/09) com certeza dará sequência ao trabalho que vem sendo executado, com bons resultados, “Nosso pessoal está comprometido com o município e todos estão imbuídos no mesmo espírito. O que temos que ofertar à comunidade é o que ofertamos a nós mesmo, que é melhorar a qualidade de vida de nossa população. Em termos de indicadores temos apresentado bons resultados”, disse. 

O Prefeito Jones Cavaglieri aproveitou a oportunidade e agradeceu a participação do Ten Cel Loureiro no GGIM nesses dois anos. “Sua contribuição foi extremante importante para os trabalhos. Nós tivemos desafios e não nos curvamos diante deles. Conseguimos avançar muito com o diálogo e resolver problemas, foi o que o senhor fez, o que nos orgulha muito. Obrigado”, comenta.

Finalizando os assuntos foi colocada a situação do DPM de Barra do Riacho, que necessita ficar em pleno funcionamento devido à escalada de violência da localidade, como também em Vila do Riacho e Barra do Sahy, além da questão das famílias do Programa Minha Casa, Minha Vida, que serão beneficiadas com as casas populares construídas em Barra do Riacho e as questões do aumento de criminalidade na localidade de Guaraná.

TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: rfaria@aracruz.es.gov.br

FONTE: http://www.aracruz.es.gov.br/noticia/87721/