Amazônia: equipe de bombeiros de Israel chega ao país nesta quarta

Amazônia: equipe de bombeiros de Israel chega ao país nesta quarta

Grupo especializado em incêndios florestais embarca nesta terça-feira (3) rumo a Brasília, onde será definido de que forma ajudarão na operação

Chega nesta quarta-feira (4) ao Brasil a ajuda do governo de Israel para o combate aos incêndios na floresta amazônica. Um avião com bombeiros especializados nesse tipo de trabalho sairá nesta terça-feira (3) da Ásia rumo a Brasília, de onde as equipes serão encaminhadas para os focos de queimadas. O anúncio do auxílios do país havia sido feito pelo presidente Jair Bolsonaro no domingo (25), há nove dias, portanto. 

A assessoria de imprensa da embaixada de Israel não sabe dizer a quantidade de homens que virão do país, mas afirma que são agentes especializados em combate a incêndios florestais. Também não se tem notícia ainda se os bombeiros trarão os produtos químicos, chamados de retardantes de fogo, anunciados pelo embaixador israelense no Brasil, Yossi Shelley, em um evento em São Paulo, na semana passada.

Segundo Shelley, de “200 a 300 toneladas de retardantes de fogo” seriam pulverizadas de aeronaves em áreas que ainda não foram destruídas, em uma estratégia para conter a expansão dos incêndios. 

O embaixador havia dito também que o produto químico seria comprado por Israel nos Estados Unidos. Shelley explicou que, ao contrário da operação em Brumadinho (MG), na qual Israel auxiliou as equipes brasileiras com equipamentos de alta tecnologia na busca por sobreviventes da barragem que desmoronou em janeiro deste ano, desta vez a ajuda se dá mais por uma questão de amizade entre os países. “Não é algo que só Israel fabrique ou que só ele tenha”, deixou claro. “É um esforço para contribuir, de nações que são próximas”.

Por Marcos Rogério Lopes, do R7

FONTE: https://noticias.r7.com/brasil/amazonia-equipe-de-bombeiros-de-israel-chega-ao-pais-nesta-quarta-03092019