Aracruz marca presença no lançamento do Programa Agenda Mulher e do Plano Estadual de Políticas Públicas para Mulheres

Aracruz marca presença no lançamento do Programa Agenda Mulher e do Plano Estadual de Políticas Públicas para Mulheres

O prefeito Jones Cavaglieri, na companhia da Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds), Rosilene Filipe dos Santos Matos e da presidente da Agência Nacional de Desenvolvimento Econômico, Social e Defesa Ambiental (ANDESA), Vanessa Gonçalves, compareceu na tarde desta quinta-feira(29), no Salão São Tiago – Palácio Anchieta, para a cerimônia de lançamento do Programa Agenda Mulher e do Plano Estadual de Políticas Públicas para Mulheres. O evento contou ainda com as presenças do Governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, sua Vice-Governadoria Jaqueline Moraes e da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), Nara Borgo.

O Agenda Mulher é um programa para dar visibilidade às mulheres por meio do empreendedorismo, oferecendo e customizando cursos, desde formações e qualificações diversificadas, até o empreendedorismo emocional, que se dá pelo processo de autoconhecimento. O programa também aborda temas transversais de investimento na inovação e em ações que proporcionem igualdade de oportunidade entre homens e mulheres.

Jones Cavaglieri falou como esse programa e o plano estadual podem contribuir para que as mulheres sejam representadas com igualdade na economia do município. “O programa e o Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher vêm de encontro ao seu empoderamento, e os segmentos que hoje já trabalham com a mulher, eles serão ainda mais valorizados e incentivados. Isso refletirá na nossa comunidade, porque já temos aqui vários movimentos voltados a elas, trazendo mais tranquilidade para seu trabalho e respeito”, disse.

Já a Secretária Rosilene destacou o que esse programa representa. “Com a implantação do Programa Agenda da Mulher e do Plano Estadual de Políticas, isso representa um marco histórico de fortalecimento dessas políticas públicas para buscar o respeito, a igualdade e o empoderamento que cada uma merece”, ressaltou.

Esse programa vem para englobar projetos inter-relacionados, em parceria com diversas secretarias de Estado, como o “Agenda Mulher Itinerante”, com foco nas dez microrregiões do Espírito Santo e em parceria com as prefeituras. Já são várias as ações desenvolvidas, antes mesmo do lançamento do Programa, com mais de 500 mulheres capacitadas.

Com o Agenda Mulher, o público feminino de todo o Estado terá a vantagem de direcionar seus interesses a profissionais com boa qualificação e a fazer cursos com a perspectiva de empreender, individual ou coletivamente. O programa é uma iniciativa da Vice-Governadoria, em ações integradas com os seguintes parceiros: Secretaria de Estado de Economia e Planejamento; Secretaria de Estado de Direitos Humanos; Escola de Governo; Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional; Secretaria de Estado da Educação; Instituto das Pretas; Instituto Rede Mulher Empreendedora; OAB/ES; Fundação Telefônica; e Centro de Educação e Desenvolvimento Social. O programa Agenda Mulher terá como base o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres.

TEXTO: SECOM
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br

FONTE: http://www.aracruz.es.gov.br/noticia/87634/