Grande caminhada finaliza ações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em Aracruz

Grande caminhada finaliza ações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em Aracruz

Como forma de encerrar com chave de ouro todas as ações desenvolvidas pela prefeitura de Aracruz durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, cujo tema foi “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”, aconteceu na manhã desta quarta-feira (28/08), com a largada na Praça da Paz, uma grande caminhada pelo centro de Aracruz.

Familiares, alunos da APAE, voluntários e apoiadores da causa como o Grupo de Mobilização da Parceria Pela Valorização da Educação (PVE), Suzano e Estaleiro Jurong de Aracruz fizeram uma grande concentração antes da largada estendendo suas faixas com frases de incentivo.

A Banda Marcial da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) “Ermentina Leal” da Vila do Riacho, puxou a fila sob a escolta da Polícia Militar. Todos seguiram pela Av. Venâncio Flores, sentido Praça Monsenhor Guilherme Schmitz (Matriz), onde duas grandes tendas estavam montadas para recepcioná-los com a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do APAE e da Rede Municipal de Ensino que também atendem crianças especiais.

O prefeito Jones Cavaglieri participou da caminhada e falou do apoio de sua gestão voltado para as assistências às pessoas com deficiência. “O município tem o compromisso e a responsabilidade de inserir na sociedade aqueles que eram excluídos, mesmo porque as próprias políticas públicas no Brasil não garantiam acesso até mesmo aos cadeirantes em calçadas. Essa caminhada de hoje é muito importante, pois ela vem para chamar a atenção da sociedade como um todo, fazendo-a entender as dificuldades dessas pessoas, e como elas se adaptam para serem úteis no nosso dia a dia. O que elas precisas é de oportunidade”, ressalta.

A Presidente da Associação da Pessoas com Deficiência e membro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência em Aracruz, Amariles Batista de Aguila, comentou porque é necessário estar presente em momentos como estes. “Precisamos nos organizar e lutar por nosso reconhecimento. É muito importante eu como cadeirante participar dessa caminhada e ajudar. Se conseguirmos trazer algum benefício, serviremos de exemplo para outras cidades, por isso todos devem participar”, enfatiza.

A Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS), Rosilene Filipe dos Santos Matos reforçou qual é a real busca da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. “Na realidade nossa busca é pela inclusão integral da pessoa com deficiência, não no sentido literal, mas efetivo, com a participação deles em todos os ambientes, seja no comércio, nas escolas e no trabalho, buscando uma qualificação, pois eles têm uma grande capacidade de laborar, e nos surpreendem com seus desenvolvimentos e habilidades”, diz.

No que diz respeito ao envolvimento da Educação nas atividades da Semana Nacional, a Secretária Ilza Rodrigues falou desse apoio. “Percebo que somente quando juntarmos força conseguimos entender o valor dessas pessoas e suas competências. A inclusão da APAE é a aceitação social de nossas crianças, por isso esse movimento é de suma importância, pois ele nos faz sentir que somos todos um só”, explica.

Após a caminhada, o presidente da APAE, Sr. Elizerino Giacomin agradeceu o apoio de todas as instituições e famílias envolvidas nas atividades. “Eu só queria agradecer essa parceria que nos ajudou a comemorar a semana. Todos ficaram voltados para esse movimento. Foi muito importante a participação das famílias no dia a dia do usuário na APAE, e que possamos continuar fazendo um trabalho que traga benefícios para nossas crianças”.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece todos os anos no período de 21 a 28 de agosto. Em Aracruz foram seis dias de evento com uma extensa programação que incluiu rodas de conversas, palestras, contação de História, oficinas, além de atividades internas com os profissionais.

CLIQUE AQUI e confira a galeria de imagens

TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: rfaria@aracruz.es.gov.br

FONTE: http://www.aracruz.es.gov.br/noticia/87627/