Mutirão de limpeza retira lixos de restinga, manguezal e sensibiliza moradores

Mutirão de limpeza retira lixos de restinga, manguezal e sensibiliza moradores

A Prefeitura de Aracruz, por meio das Secretarias de Meio Ambiente (SEMAM), Transportes e Serviços Urbanos (SETRANS), em parceria com alunos da Faculdade Casa do Estudante (FACE), do Consulado do Flamengo (ITAFLA), dos Escoteiros de Coqueiral e das comunidades locais, promoveu na manhã deste último sábado (17/08), na área compreendida entre a restinga da localidade de Coqueiral, ao manguezal da região da antiga Balsa, Pontal do Piraquê-Açu (Santa Cruz), mais um grande mutirão de limpeza. 

Além disso, a prefeitura revitalizou um ponto viciado de lixo em Pontal do Piraquê-Açu, cercando o local com pneus pintados e com mudas de árvores nativas e frutíferas. Um outro grupo fez a sensibilização porta a porta, deixando com os moradores panfletos ilustrativos e informativos, e passando instruções para o descarte correto de resíduos.

“Quando não são as pessoas que vêm aqui para pegar os caranguejos que deixam as garrafas de plástico e de vidro, são as que vão pescar que jogam lixo no mar. Depois a maré sobe e vem tudo aqui para arestinga. Tem de tudo, mas a maioria é garrafa e pedaços de isopor”, comenta um dos membros do Consulado do Flamengo (ITAFLA) que participou do mutirão.

Enquanto um grupo se adentava no manguezal, um outro vinha pela praia fazendo um recolhimento. No final, todos se reuniram em frente ao ponto revitalizado com as várias sacolas contendo todo o entulho retirado. Este foi o segundo mutirão nos últimos quatro meses em áreas de manguezais, sendo o primeiro na localidade de Irajá, quando também uma enorme quantidade de entulho foi recolhida.

A prefeitura vem intensificado esses serviços pois reconhece o problema de lixos no manguezal, e constantemente é cobrada. Por isso a importância em se fazer o trabalho de conscientização junto aos moradores para que eles contribuam, fazendo o correto descarte e chamando a atenção de quem não o faz.

TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: rfaria@aracruz.es.gov.br

FONTE: http://www.pma.es.gov.br/noticia/87585/