Unidade Básica de Saúde da Barra do Riacho vai se transformar em Unidade de Pronto Atendimento

Unidade Básica de Saúde da Barra do Riacho vai se transformar em Unidade de Pronto Atendimento

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde (SEMSA) realizou na última quinta-feira (18) uma reunião com a comunidade da Barra do Riacho para tratar do processo de implantação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no distrito. O evento contou com a presença do prefeito Jones Cavaglieri e de vereadores do município.

Antes da secretária de saúde, Clenir Avanza, apresentar os números da saúde no município e também o projeto da UPA, o prefeito entregou a chave do Posto de Saúde do Sauê nas mãos do líder comunitário Rivaldo de Souza Lima. “Esse era um pedido feito há muito tempo pela comunidade, que antes tinha que ir procurar atendimento em outros locais. Agradeço muito ao prefeito Jones e a secretária por esse presente”, disse Rivaldo.

Logo após a secretária apresentou para a comunidade os trabalhos que estão sendo realizados pela SEMSA em Aracruz e também todos os números da saúde no município. O destaque ficou por conta das obras já entregues e das que estão sendo finalizadas, como o Centro de Hemodiálise, que já está pronto e passando por fase de testes, e também a implantação da Farmácia Cidadã no município.

“Com o Centro de Hemodiálise as pessoas não terão mais o sofrimento de ter que sair do município de madrugada para ir para outro lugar e só voltar à noite. É um sofrimento muito grande que certamente será sanado com a finalização da obra”, destacou a secretária.

“A farmácia cidadã em Aracruz com toda certeza vai ajudar muitas pessoas que necessitam desses remédios de alto custo, como eu. Hoje eu tenho que ir até Vitória, enfrentar uma fila enorme para conseguir o meu remédio que custa mais de vinte mil reais, e que consigo de forma gratuita com a farmácia. Com certeza essa é uma ação importante do governo Jones”, disse Gina Pestana, que faz parte da Associação de combate ao Câncer (ACCG).

A UPA

Depois foi a vez de apresentar para a população o projeto de implantação da UPA. Onde funcionava a Unidade Básica de Saúde, agora vai se transformar em um local para atendimentos de urgência e emergência na Barra do Riacho. “A UPA cuida da doença do paciente, aqui serão tratados somente casos de urgência e emergência. Se uma pessoa estiver com um problema que não é considerado grave e procurar a unidade, pode estar tirando a vez de uma pessoa que corre riscos”, disse a secretária.

O prefeito Jones Cavaglieri disse que a saúde sempre vai ser prioridade em seu governo, e que não tem nada mais gratificante do que cuidar do povo de forma justa. “Temos feito um trabalho intenso por todo o município, trazendo mais dignidade para a população do nosso município. Antes de qualquer coisa, essas pessoas merecem respeito. Nada melhor do que entregar um serviço de saúde de qualidade para todos”, frisou o prefeito.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Herval Nogueira, também esteve presente na reunião e destacou os trabalhos que estão sendo realizados juntamente com o governo municipal. “Tenho lutado muito na Câmara Municipal e trabalhado muito junto com a prefeitura para melhorar cada vez mais a saúde de Aracruz. Acredito que estamos no caminho certo”, disse Herval.

Vereadores

A reunião contou com a presença dos vereadores Paulo Flávio, Ronivaldo Cravo, Beto Negreiro e Lula.

Paulo Flávio: “Essa foi uma luta muito grande que eu travei dentro da Câmara e com o governo municipal para trazer a UPA para essa comunidade tão querida para mim. Tenho uma história aqui nesse lugar, e faço isso porque sei da necessidade para o povo. O resultado está vindo agora”.

Beto Negreiro: “É um trabalho sério e importante que o prefeito Jones, junto com a secretária Clenir, estão fazendo na saúde de Aracruz.

Ronivaldo Cravo: “Não posso deixar de falar da minha comunidade, o distrito de Guaraná, onde estão acontecendo grandes coisas, só tenho a agradecer ao prefeito por isso. E muito feliz de ver a saúde indo nesse caminho, que é o caminho certo”.

TEXTO: Daniel Marçal
E-MAIL: dmarcal@aracruz.es.gov.br

FONTE: http://www.pma.es.gov.br/noticia/87473/