Moradores de Aracruz querem transformar a Lagoa do Modenesi em uma área de lazer

Moradores de Aracruz querem transformar a Lagoa do Modenesi em uma área de lazer

Com o objetivo de revitalizar a Lagoa do Modenesi em Aracruz e criar um espaço de lazer para a população em uma área praticamente desconhecida na sede do município, moradores do Centro e do bairro Jardins criaram a Associação Amigos da Lagoa. São cerca de 70 pessoas que uniram forças e, voluntariamente estão arrecadando fundos e realizando ações para que esse projeto se torne uma realidade.

A Prefeitura de Aracruz, por meio das Secretarias de Meio Ambiente (SEMAN), Agricultura (SEMAG), Transportes e Serviços Urbanos (SETRANS), do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e também da SA Ambiental, tem apoiado com recursos humanos e materiais o Projeto de Revitalização do espaço público da Lagoa do Modenesi, tendo papel importante na recuperação do local.

O prefeito Jones Cavaglieri destacou que quando existe uma união do povo com o poder público, ações como essas acontecem. “A área conta com duas lagoas, uma delas está com o projeto de recuperação e urbanização praticamente concluído, com a área em volta toda revitalizada com grama e árvores, sem mais nenhum ponto de esgoto presente. Atualmente toda água que cai na lagoa é proveniente das chuvas”, disse o prefeito.   

“Trata-se de um espaço público com uma extensa área verde, de relevante beleza natural da nossa cidade, e que atualmente carece de cuidados e manutenção. Estaremos à disposição no que for preciso para ajudar esse projeto tão importante”, ressaltou o secretário de meio ambiente, Edgar Allan Martins.

O biólogo, paisagista e um dos voluntários no projeto, Wellington Campos Pianca, destaca que o local, que estava ocioso, era utilizado como ponto de práticas ilegais, sendo perigoso de ser freqüentado. Além disso, ele explica que o objetivo do projeto inicial é transformar o local em um bosque, assim como é visto em outros países.

“Toda essa união de forças é para que a população de Aracruz possa aproveitar o espaço como uma área de lazer, para um piquenique, para uma caminhada, além de melhorar esteticamente o visual da cidade. E o mais importante disso tudo é que está sendo feito de forma 100 % voluntária, ou seja, todos se unindo em prol de um município que tem tudo pra crescer”, frisou.

TEXTO: Daniel Marçal
E-MAIL: dmarcal@aracruz.es.gov.br

FONTE: http://www.pma.es.gov.br/noticia/87450/