Equipe Gestora Escolar se mobiliza para o dia D da Formação sobre o Currículo do Espírito Santo

Equipe Gestora Escolar se mobiliza para o dia D da Formação sobre o Currículo do Espírito Santo


A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (SEMED), realizou na manhã e tarde desta quarta-feira (12/06), no auditório do Polo UAB, centro, uma capacitação da Equipe Gestora Escolar acerca da Mobilização para o dia “D” da Formação sobre o Currículo do Espírito Santo, que acontece no dia 19/06.

Este encontro teve como objetivo refletir e discutir os pressupostos do Currículo do Espírito Santo à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de orientar os gestores da Educação Infantil e Fundamental para o desenvolvimento da proposta de formação, a ser realizado junto aos profissionais da escola, e apresentar o Plano de Formação da Secretaria de Estado da Educação (SEDU) a ser desenvolvido em todo o estado.

Durante a formação os diretores e pedagogos participaram de atividades envolvendo o Currículo da Escola, concepções do currículo à luz da BNCC, percurso reflexivo, apresentações de vídeos sobre as 10 competências (Ana Penido) e Educação Integral (Instituto Ayrton Senna), e da formação do currículo no estado, com os gestores atuando como multiplicadores em suas escolas.

A ação contou com as presenças dos redatores municipais que representam Aracruz: Lucimara Vitória Machado Loureiro, Viviane Reis e Sérgio Farina de Azevedo. A secretária de Educação Ilza Rodrigues compareceu ao evento e falou da importância dessa formação, que visa o dia D. “Esse dia é importante para nosso município, pois valida a implantação do currículo capixaba, conhecendo esse documento e como aplicá-lo. O currículo por si só não faz diferença, mas quando eu o conheço e sei o que está nele, para implementar as necessidades do município e fazer com que ele aconteça de fato no território capixaba, nós temos o dever de socializar com nossos professores. Por isso é importante que todos eles tenham conhecimento e se apropriem desse currículo, para que de fato eles possam desenvolver seus trabalhos colocando em prática tudo aquilo que foi elaborado pela equipe”, comenta.

Aprovação da Base Nacional Comum Curricular
Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC em dezembro de 2017 e a construção do Currículo do Espírito Santo (aprovado e homologado pela Resolução CEE/ES nº 5.190 de 27 de dezembro de 2018), a Secretaria Municipal de Educação vem desenvolvendo diversas formações reflexivas acerca do Currículo Estadual à luz da BNCC.

Este documento foi elaborado em conjunto por vários profissionais da educação do Estado, em regime de colaboração entre a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME e a Secretaria Estadual de Educação – SEDU. Enquanto Rede, com Sistema próprio de Ensino, no dia 10/04/2019, o Conselho Municipal de Aracruz – CME aprovou o Currículo do Espírito Santo como norteador das práticas educativas das Redes Pública e Privada.

“O grande desafio em 2019 é implementar o currículo e revisar as propostas pedagógicas para que, em 2020, este documento efetive-se nas salas de aula de toda Rede de Ensino. A proposta é que em 19/06 todos os profissionais da Rede de Ensino parem para conhecer esse documento com vistas a repensar as propostas pedagógicas desenvolvidas em cada sala de aula com foco nos avanços progressivos das aprendizagens dos estudantes”, explica a Redatora Formadora do Currículo do Espírito Santo e Coordenadora da Educação Infantil, Lucimara Vitória Machado Loureiro.

TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: rfaria@aracruz.es.gov.br

FONTE: http://www.pma.es.gov.br/noticia/87354/